segunda-feira, 23 de maio de 2011

L'hôpital


Le Désert est une region que en reglé general reçoit peu de précipitations, ne plui pas, ça va dire qui est un endroit peu propice à la vie. Il ne faut pas longtemps pour comprendre cela.
Le chemin de l'hôpital, j'ai mieux compris commentpasser votre vie ici. 30 minutes ont été des yeux à la recherche d'une présence de vie dans la rue. Aucunepersonne, chien, chat, oiseau ... rien!
Le ciel est comme un nuage de condensation chaude qui couvre ce que l'on rêve, ciel bleu. Et parce que la base dela température moyenne de 40 degrés, il est impossible d'arriver à la vie après 9 heures du matin.
Ici les gens font ce qu'ils ont à faire bien au début, ouaprès la tombée du jour. Ne pensez pas que les nuitssont plus fraîches ...
Retour à l'hôpital .... Les couleurs qui dominent ici sontles différentes teintes de jaune. Maisons immensesconstructions pharaoniques, viennent d'intimider toute bourgeoise.
Nous sommes passés par des avenues principales de Riyad et nous pouvons trouver l'hôpital!
Incroyable, je suis tombé sur un endroit moderne, bien fraiset et avec les infirmières femmes. Merci, les infirmières Philippines!!!
Pendant un moment je me suis sentià la maison.
Mais peu de temps après la fin de ce formulaire, j'ai l'attendée dans la salle exclusivement pour les femmesEh bien, il ya les places pour les hommes et les places pour les femmes. c'est interdit attendre avec son mari.
Je me suis assis à la place pour les femmes et c'était comme si ma tête touchait le ciel d'Arabie,  mais mes pieds sont fermement plantés au Brésil, à Marseille ... ou n'importe où.
La plupart des femmes portent un intérêt abaya, c'est à dire, vous ne voyez que vos yeux en mouvement. Mais il ya une bonne chose d'être dans une place juste pour les femmes.

J'ai eu le plaisir de dévoiler un de ces yeux mystérieux.Quand j'étais en attente, une femme saoudienne a pour emballer son abaya et je pouvais voir le visage d'une jeune femme aussi dynamique, un de 30 ans se déshabiller son visage ... elle m'a donné un sourire timide, puis plus tard, il a de nouveau été avec lefoulard noir cachant son visage ....
C'est incroyable de voir comment cela peut être aussi agréable. Je n'ai jamais imaginé que je pourrais dire que je suis heureux de voir le visage d'une inconnue.


O deserto é uma região que recebe pouca precipitacao pluviométrica, em outras palavras, isso significa que é um lugar que sustenta pouca vida. E não é preciso muito tempo para perceber isso.
A caminho do hospital, para fazer os primeiros exames de check out, pude compreender melhor como se passa a vida por aqui. Foram 30 minutos de olhos atentos procurando alguma presença de vida nas ruas. Nenhuma pessoa, cachorro, gato, passarinho...nada!
O céu é como um condensado de nuvem quente que cobre o tao sonhado; azul do céu. E por conta da media da temperatura básica, de 40 graus, fica inviável acontecer vida depois as 9h00 da manha. Por aqui as pessoas fazem o que tem pra fazer bem cedo, ou então depois da noite cair. Não pensem que as noites são mais amenas...doce ilusão!rs
De volta ao caminho do hospital....Aqui o que predomina são os variados tons de amarelo. Casas imensas, construcoes faraônicas, chegam a intimidar qualquer burguês.
Passamos pelas avenidas principais de Riyadh e depois de tentar desvendar alguns caminho, em fim encontramos o hospital!
Surpreendentemente me deparo com um ambiente moderno, bem refrigerado e com enfermeiras mulheres! Que alivio ver o rosto de mulheres sorrindo para mim. Salve as enfermeiras filipinas de Riyadh! Por um instante me senti em casa. Mas logo depois de preencher o formulário, fui educadamente dirigida para a sala de espera exclusiva das mulheres. Pois é por aqui é assim, existem ambientes dos homens e ambientes das mulheres. Nada de ficar sentadinho de mão dada com a esposa.
Me acomodei em um destes ambientes e era como se minha cabeça tocasse o céu da Arabia Saudita, mas meus pés estivesses fincados no Brasil, em Marseille...em qualquer lugar que não fosse ali.

A maioria das mulheres usam uma abaya interiça, ou seja, você só consegue ver os olhos se movimentando. Mas existe uma coisa boa em estar em um ambiente só de mulheres. Tive o PRAZER de desvendar um desses olhos misteriosos. Quando estava esperando para ser atendida, uma das sauditas teve que arrumar sua abaya e então PUDE ver o rosto acalorado de uma mulher jovem, de uns 30 anos despindo seu rosto...ela me deu um tímido sorriso e logo depois já estava de novo com o lenço negro escondendo sua expressão....
É incrível como isso pode ser tao prazeroso. Nunca imaginei que pudesse dizer que me alegrei tanto em ver o rosto de uma desconhecida.

7 comentários:

  1. E tem algum "código de vestimenta" para as mulheres estrangeiras e não religiosas? As enfermeiras filipinas não usam abaya?

    ResponderExcluir
  2. Estou me sentindo aí com vc!
    Não deixe de escrever... pq sua amiga esta de mãos dadas com vc nesses dias tão estranhos!

    Bjs da Cocotinha

    ResponderExcluir
  3. Seus textos nos levam pelas mãos para experimentar um pouco desta sua incrível experiência de viver num país tão diferente, com uma visão de mundo muito diferente da nossa. Acho o máximo que vc está buscando prazer, contemplação, entendimento nos menores gestos, nas menores coisas... descobrir pessoas através do olhar, que não deixa de ser a janela da nossa alma... grande vivência esta! Talvez faltasse explicar por quê vc estava no hospital, pois para nós meras ocidentais, hospital é sinônimo de doença... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Rafa, as estrangeiras em geral se recusam a cobrir a cabeça. Nao que exista alguma exceção. Elas arriscam ficar assim ate que algum policial da religião "mutawa" chame a atenção..

    ResponderExcluir
  6. Beate, vc tem razão, hospital é sinônimo de doença (pra mim tbm) rs
    Na verdade fui pra fazer os exames de check out, esses exames fazem parte do processo do visto de permanência!

    ResponderExcluir
  7. Cocotinha, que bom ter vc aqui. Ja me sinto mais forte! Hehe

    ResponderExcluir