quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pluies dans le désert


Je ne sais pas si je pourrais appeler la pluie, peut-être au Brésil il a été considéré comme une chose de rien, que nous n'utilisons pas de parapluiesMais hier matin, je me sentais de petites gouttes d'eau sur mon visage.
La goutte d'eau tombe sur ma peau, mais quand j'ai regardé sur le côté, elle avait déjà évaporé.
Imaginez la force qui fait la goutte d'eau à tomber si loin .... dans un paysage très aride, qui peut rester 12 mois consécutifs sans pluie!
Riyad et d'autres villes en Arabie Saoudite n'a pas extrudé pour recevoir les pluiesComme la pluie est une manifestation rare de la natureici, lorsque cela se produit dans une séquence grande,les rues sont faites par l'eau stagnanteIl n'y a pas un système de drainage des eaux de pluie.
Imaginez le danger: une femme musulmane soulevant sa robe noir pour se protéger de l'eau stagnante et en laissant un morceau de sa jambe!
Elle peut etre pris, en montrant un morceau de votre corps!
J'ai rencontré un péruvien (Anita) de combinés de portion, qui vit à Riyad 1 an auparavant, elle m'a dit que je mieux de ne pas me pousser sous la pluie, parce que quand il pleut, la ville est très sale.
.. Et je très heureux de recevoir la première goutte depluie!

Nao sei se poderia chamar aquilo de chuva, talvez no Brasil aquilo fosse visto como uma garoinha de nada, do tipo que a gente nem usa guarda-chuva. Mas ontem de manha eu vi o ceu brincando de esconde-esconde com as nuvens e senti pequenas gotas de agua em meu rosto. A gota escorregou rapidamente pela minha pele, quando olhei para o lado, ela já tinha evaporado. 
Imaginem a força que essas gotinhas fizeram para cair até aqui....em uma paisagem extremamente árida, que pode ficar 12 meses consecutivos sem chuva! Riyadh, como outras cidades aqui na Arabia Saudita nao tem extrutura para receber as chuvas. Como chover é uma manifestaçao rara da natureza por aqui, quando isso acontece em uma sequencia considerável, as ruas sao tomadas pela agua parada. Nao existe um sistema de drenagem e muito menos de captaçao de chuva.
 Dá até para lembrar do nosso Brasil, pra que prenenir uma coisa que acontece tao raramente nê?! Não precisa, deixa pra lá, nosso povo vai dar um jeito. rs
Imagina o perigo que deve ser alguma muçulmana levantando o robe noir para se proteger da agua parada e deixando um pedaço da sua perna de fora?! rs
Eu conheci uma peruana (Anita) no Compaund, que mora em Riyadh a 1 ano, ela me disse que é melhor eu nem me animar muito com a chuva, porque quando ela vem de verdade a cidade fica parecendo um verdadeiro esgoto.

...e eu toda contente em receber a primeira gota de chuva!




Um comentário:

  1. Nossa, que loucura... Mas pelo menos chove de vez em quando, acho que deve fazer um bem danado sentir a água da chuva escorrendo pelo rosto, não é?

    ResponderExcluir