segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MY NAME IS...

Manal Al Dowayan é conhecida mundialmente como uma artista de personalidade que trata sobre temas cruciais que muitas vezes são obstáculos sociais em seu país de origem.
De acordo com a reportagem do Arab News, a artista originária da província oriental, tem projetos que vão desde a fotografia, à instalação e escultura.
Seu mais recente projeto, "My Name Is", trata sobre uma silenciosa norma cultural: a idéia de que dizer o nome de uma mulher em voz alta é ofensivo.

"Se eu entrar em qualquer escola de meninos na Arábia Saudita e perguntar a um dos estudantes: 'Qual é seu nome" Ele iria responder à pergunta com confiança. Se eu perguntar: 'Qual é o nome do seu pai "Ele voltaria a responder com facilidade. No entanto, se perguntar: "Qual é o nome da sua mãe?" Ele hesitaria e ficaria nervoso e provavelmente irá decidir não me dar uma resposta, em uma tentativa de ocultar o nome de sua mãe aos seus colegas de escola".
Essa é a base do projeto do AlDowayan. Por causa do contágio comunitário desta cultura não dita, Al Dowayan pensou em uma prática participativa.

O processo de trabalho se tornou tão valioso quanto o resultado final. Foi executado em três oficinas no mês de dezembro, em Alkhobar, Riad e Jeddah, AlDowayan se reuniu com mais de 300 mulheres que escreveram seus nomes nas esferas de uma grande bola, que em última análise compõem a peça. As mulheres incluídas no projeto são mulheres de carreira, cientistas premiadas, artistas, mães e avós.
"As meninas recém-nascida tiveram seus nomes escritos por seus pais", disse Al Dowayan Arab News. "Havia uma sensação de euforia e alegria entre as mulheres participantes a serem capazes de ter uma voz sobre o assunto e ter uma reunião de muitas mulheres que estão em total acordo. Foi uma experiência que muitas mulheres na Arábia Saudita, incluindo eu mesmo, nunca tivemos."

Neste sentido de unidade, as mulheres criaram uma declaração: "Nossos nomes serão preservados e não vamos permitir que o nome da mulher saudita seja apagado, substituído, nem se torne uma fonte de vergonha."

Ao trazer esses 300 nomes para o público, AlDowayan apresentou um projeto multi-camadas que traz o papel da mulher na sociedade em conjunto. Ela traz à tona o forte senso de comunidade e ética, de trabalho das mulheres na Arábia Saudita. E elas variam, desde a cidade das mulheres que se voluntariaram para as oficinas.
"Eu faço uma chamada para o apoio e mulheres doam seu tempo e energia para me ajudar.
Não é de admirar que as mulheres da Arábia Saudita são minha fonte de inspiração ", diz ela.

No passado, os projetos Al Dowayan permitiu expressar outras preocupações relativas ao seu próprio papel como mulher na Arábia Saudita. Em 2009, ela criou uma série de retratos especificamente abordando temas como emprego, condução e voto. O objetivo era "realçar que as mulheres sauditas não são cidadãos secundários e podem participar ativamente na construção de sua sociedade e tomar decisões", ressalta ela. No ano passado, Al Dowayan experimentou com seu projeto de levar primeiro participativo intitulado "Suspenso Juntos", que refletiu sobre a questão da viagem e do movimento de mulheres sauditas. Foi exibido na Bienal de Veneza de 2011 como parte da exposição pan-árabe, "O Futuro de uma promessa."

"My Name Is" será exibido na borda do primeiroSaudita, grand, exposição baseado em casa. Intitulado"We Need to Talk", a exposição será aberta no AlJeddah é Furusia Marina em 19 de janeiro. Al Dowayanprojeto irá em seguida, viajar de forma independente para várias cidades.

5 comentários:

  1. Seu mais recente projeto, "My Name Is", trata sobre uma silenciosa norma cultural: a idéia de que dizer o nome de uma mulher em voz alta é ofensivo.

    ResponderExcluir
  2. Pra nos ocidentais essa eh uma realidade tao distante, que nem imagimanos ate onde pode ir a repressao a mulher(saudita ou nao), adorei o post.Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Realidade mais cultura do que religiosa...


    Mas o projeto é sensacional! Essas mulheres são brilhantes, mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Salam, tudo bem?

    Cultura e religião, assim como política e religião, quando misturadas, ai ai ai...vira um milk-shake sem sabor...

    beijos, aguardo sua viisita!

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente venho buscando conhecimento sobre o Islam e a cultura árabe mulçumana, que ao meu ver o primeiro representa "a palavra de Deus" e o segundo "como o homem compreende a palavra de Deus"... e infelizmente, em todas as culturas e religiões, existem divergências entre esses dois conceitos.
    Gostei muito de como você conduziu o assunto e sei que estarei sempre "por aqui" buscando ler sobre sua experiência no mundo árabe sob um olhar brasileiro.
    Gostaria, se possível, de aprofundar alguns assuntos com você...
    Salam
    Denise

    ResponderExcluir