sábado, 1 de outubro de 2011

O primeiro mutawa a gente nunca esquece...



Vão fazer 5 meses que eu moro em Riyadh e até semana passada eu nunca tinha sido abordada por um mutawa.
Para quem não sabe mutawa é uma espécie de polícia religiosa. Acredito que este tipo de "profissão"seja exclusividade da Arábia Saudita. Os mutawas trabalham para garantir que as leis i.s.la.m.i.c.a.s - religiosas, sejam seguidas por toda a população. De uma forma mais objetiva, eles circulam entre os centros comerciais, mesquitas etc para observar, lembrar e advertir os cidadãos sobre as normas religiosas do país.
Entre muitas normas, existe uma que nós (mulheres estrangeiras) que moramos aqui não seguimos muito a risca. Me refiro a questão de usar um lenço para cobrir o cabelo, o que aqui é chamado de "hijab".
Não gostaria de prolongar muito a questão de respeitar as normas do país em sí ou não, mesmo porque eu sou a favor de seguir as regras. Mas acho que esta é uma exceção.
O fato é que praticamente 90% das estrangeiras que moram aqui não cobrem o cabelo, acho que é uma forma que encontramos de nos identificarmos entre si. E tem sido assim desde que cheguei, quando vou sair de casa visto minha abaya (vestido negro) e coloco o head scarves (lenço para o cabelo) dentro da minha bolsa.
...só que mulher troca de bolsa as vezes....
E foi em uma dessas trocas que acabei esquecendo o lenço...
Isso aconteceu nesta última quinta-feira, que é como nosso sábado aqui. Eu e meu marido estávamos no shopping quando fomos abordados por um mutawa, alias, ele foi abordado por um, já que os mutawas não se referem diretamente a uma mulher. Na hora em que eu me dei conta do que estava acontecendo meu corpo gelou, minhas mãos trémulas começaram a buscar pelo lenço dentro da bolsa, mas nada encontraram á não ser minha carteira. 
A esta hora meu marido já tinha percebido e tentava me puxar o mais rápido possível para que saíssemos em busca do nosso carro.
Eu já tinha escutado histórias sobre mutawas e sabia que nada muito grave poderia acontecer, mas quando você esta dentro da situação parece que tudo toma uma outra proporção.
No final saímos da loja e fomos correndo para o carro sem pensar em muita coisa, foram uns 10 minutos de silencio para tentarmos associar o que tinha acontecido minutos atrás. É tudo muito doido, a gente vive aqui e se acostuma com as regras, mas quando eu paro para pensar que podia ter sido punida por que não estava com um lenço na cabeça, me dou conta de onde estamos. É imensurável o contraste das culturas...Em pensar que a um mês atrás passeava só bikini na Tailândia...rsrs

10 comentários:

  1. Que coisa incrível, Ligia. Fiquei literalmente arrepiada com o seu relato. Alex já havia me contado, mas ouvir de vc, que foi a 'visada' nesta história, é outro papo. É bom mesmo seguir as regras e tomar cuidado. Eu li alguns livros de mulheres que viveram na Arábia Saudita, e uma delas não teve experiência tranquila com uma abordagem de mutawa. Vcs tiveram sorte de não ter acontecido nada mais grave.

    ResponderExcluir
  2. Salam, moça bonita!

    Alhamdulillah, tudo terminou bem, não?

    Um abraço fraterno,

    http://denisebomfim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Li, ufa, que sensaçao! bom, agora é deixar sempre pelo menos um lenço em cada bolsa!!!!! bj Ale

    ResponderExcluir
  4. Adoro seus relatos principalmente porque você não faz julgamentos a respeito dessa cultura tão distinta da nossa. Mostra o quanto você é grande! Forte abraço e São Paulo te espera com cervejinhas e empanadas!

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor....que susto!!
    Ainda bem que nada de grave aconteceu. Até posso ver o Alex..e vc branca e tremula!
    Me manda as medidas vou fazer uns lenços, um para cada bolsa rs rs rs
    beijo de quem te ama MAMI

    ResponderExcluir
  6. gente, que loucura. até a gente gela qdo lê o que aconteceu! mas que bom que deu tudo certo e vcs conseguiram contornar a situação... tem q ter sangue frio nessas horas, né? afff... bjinhos pros 2!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ninguém merece passar por esse tipo de apuro, hein? Até eu fiquei com medo aqui! Falam mesmo que eles são chatos MESMO! Chatos elevados a ³²¹²²³²³¹²²

    Mas eu não sabia que até estrangeira tem que usar lenço pra cobrir o cabelo. O que eu sei é que elas devem cobrir os ombros e usar roupas até a canela... Vai ver depende do lugar, né???


    Mas, depois dessa, eu usaria lenço o tempo todo, até na hora do banho rsrsrsrs


    No mais, boa sorte! Espero que você nunca mais passe por esse tipo de apuro!

    ResponderExcluir
  8. Ligia eu acabei de ler todoooos os seus posts! incrivel toda sua experiencia nessa cultura tao diferente, interessante mas assustadora! hahahaha
    e graças a Deus nao aconteceu nada pior com vcs!
    Se cuide, abraços

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando seu blog. Existe a opção curtir no FAcebook?

    ResponderExcluir
  10. eu sempre uso hijab, e por perceber que mesmo com hijab eu estava sendo observada com curiosidade, comprei um niqab, nao chama atenção....

    ResponderExcluir